quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A ESCOLA MULTIMIDIA


A ESCOLA MULTIMÍDIA:
EDUCAR PARA A SOCIEDADE
DA INFORMAÇÃO



Geovani Garcia
Professor: André Bazzanella
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 0051) – TRABALHO DE GRADUAÇÃO
25/06/2009



RESUMO


As sociedades industriais se transformaram com rapidez graças ao aumento da mobilidade, à comunicação rápida e a uma avalanche de informações disponíveis nos meios de comunicação. O surgimento dos meios de comunicação de grande amplitude, contudo, não representou a inauguração da reprodução da informação em grande escala. A tecnologia tem servido para tornar a vida mais fácil e o mundo mais prático. As distâncias não existem mais. Todos os legares geográficos estão na tela, à nossa frente. Para que o homem exista como ser global, precisa estar conectado à rede. Somos encontrados apenas em nosso endereço virtual. Entretanto fica evidente, que, da mesma forma que o surgimento da escrita gerou excluídos, também existe o analfabetismo digital, habitado pelos desconectados. Por conseguinte, faz-se necessário criar oportunidades para um maior número de pessoas possam ter acesso às redes e consequentemente ao conhecimento. Este trabalho tem como objetivo identificar as desigualdades, tanto no acesso à tecnologia, quanto nas qualificações e competências necessárias para usá-la na escola. As mídias utilizam diversos conjuntos de signos organizados de forma a produzir sentido que viabilizem a comunicação. Assim, cada mídia tem seu código associado, sua maneira própria de viabilizar um elo comunicativo. As linguagens das mídias podem ser caracterizadas como auditivas, visuais, audiovisuais, multimídias e hipertextuais. Conhecer cada uma delas permite compreender aspectos relativos aos modernos modos de se expressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário