A
Importância da Inclusão para as Crianças
Giovana
Hoffmann
A
educação inclusiva tem se fortalecido no Brasil e trouxe a
possibilidade das escolas se abrirem para a diversidade,
possibilitando que ocorra um acolhimento das crianças com
deficiência, respeitando-as e acima de tudo valorizando essas
crianças. Isto proporciona a constituição de uma sociedade mais
democrática e justa. Esse fortalecimento da educação inclusiva faz
com que a escola busque caminhos para se reorganizar de forma a
atender todos os alunos, inclusive os com deficiência, cumprindo
assim o papel social esperado da educação [1].
A
educação inclusiva tem demonstrado trazer uma série de benefícios
acadêmicos e sociais para aquelas crianças que estão inseridas
neste contexto. A criança com deficiência tem a possibilidade de
interagir com diversas pessoas, conhecendo assim novas realidades.
Esse
convívio com pessoas com pensamentos diferentes é fundamental na
formação de qualquer cidadão e não é diferente com crianças com
deficiências [2].
Apesar
do que muitos pais acreditam, esses benefícios se estende para as
crianças com deficiência, como também para as crianças sem
deficiência. Muitos acreditam que a inclusão das crianças com
deficiência possa prejudicar os colegas de classe, mas estudos têm
demonstrado que, em geral, incluir estudantes com deficiência em
aulas de educação regular não prejudica os alunos sem deficiência,
e pode até oferecer alguns benefícios acadêmicos e sociais. As
crianças podem desenvolver maior respeito,
empatia e solidariedade em relação aos seus colegas. As formas de
comunicação também tendem a melhorar, já que os colegas começam
a identificar melhor meios de interagir com colegas deficientes.
[2].
De
acordo com diversos estudos realizados acerca do tema, houve uma
comprovação de que grande parte das crianças sem deficiência que
estavam na mesma sala de aula de crianças com deficiência não
sofreu prejuízos em relação ao seu aprendizado, ou até obtiveram
efeitos positivos sobre o seu desenvolvimento acadêmico. Como
também, as crianças sem deficiência em salas de aula inclusivas
receberam o mesmo nível de atenção dos professores que crianças
em salas de aula não inclusivas e apresentaram níveis semelhantes
de desempenho acadêmico [2].
A
criança ao entrar em um espaço escolar em que as diferenças são
bem vindas, vai aprender de forma natural a valorizar o outro por
aquilo que ele é, aquilo que ele é capaz de realizar. Pensar em uma
escola inclusiva implica no reconhecimento de que a educação
infantil é o primeiro espaço em que as crianças podem mudar aquilo
que acreditam. A construção de um ambiente inclusivo propicia
condições para que todos os envolvidos no processo educacional
possam dirigir a atenção sobre si mesmos e escutar o outro [1].
REFERÊNCIAS
[1]
CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva na educação infantil.
Práxis
Educacional,
Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 81-95, jan/jun 2012.
[2]
HEHIR, T.; PASCUCCI, S.; PASCUCCI, C. Os
benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem
deficiência.
Disponível em: <
https://alana.org.br/wp-content/uploads/2017/08/educacao-inclusiva_pt.pdf>.
Acesso em:
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