segunda-feira, 2 de julho de 2018

EDUCAÇÃO INCLUSIVA


A Importância da Inclusão para as Crianças
Giovana Hoffmann
A educação inclusiva tem se fortalecido no Brasil e trouxe a possibilidade das escolas se abrirem para a diversidade, possibilitando que ocorra um acolhimento das crianças com deficiência, respeitando-as e acima de tudo valorizando essas crianças. Isto proporciona a constituição de uma sociedade mais democrática e justa. Esse fortalecimento da educação inclusiva faz com que a escola busque caminhos para se reorganizar de forma a atender todos os alunos, inclusive os com deficiência, cumprindo assim o papel social esperado da educação [1].
A educação inclusiva tem demonstrado trazer uma série de benefícios acadêmicos e sociais para aquelas crianças que estão inseridas neste contexto. A criança com deficiência tem a possibilidade de interagir com diversas pessoas, conhecendo assim novas realidades. Esse convívio com pessoas com pensamentos diferentes é fundamental na formação de qualquer cidadão e não é diferente com crianças com deficiências [2].
Apesar do que muitos pais acreditam, esses benefícios se estende para as crianças com deficiência, como também para as crianças sem deficiência. Muitos acreditam que a inclusão das crianças com deficiência possa prejudicar os colegas de classe, mas estudos têm demonstrado que, em geral, incluir estudantes com deficiência em aulas de educação regular não prejudica os alunos sem deficiência, e pode até oferecer alguns benefícios acadêmicos e sociais. As crianças podem desenvolver maior respeito, empatia e solidariedade em relação aos seus colegas. As formas de comunicação também tendem a melhorar, já que os colegas começam a identificar melhor meios de interagir com colegas deficientes. [2].
De acordo com diversos estudos realizados acerca do tema, houve uma comprovação de que grande parte das crianças sem deficiência que estavam na mesma sala de aula de crianças com deficiência não sofreu prejuízos em relação ao seu aprendizado, ou até obtiveram efeitos positivos sobre o seu desenvolvimento acadêmico. Como também, as crianças sem deficiência em salas de aula inclusivas receberam o mesmo nível de atenção dos professores que crianças em salas de aula não inclusivas e apresentaram níveis semelhantes de desempenho acadêmico [2].
A criança ao entrar em um espaço escolar em que as diferenças são bem vindas, vai aprender de forma natural a valorizar o outro por aquilo que ele é, aquilo que ele é capaz de realizar. Pensar em uma escola inclusiva implica no reconhecimento de que a educação infantil é o primeiro espaço em que as crianças podem mudar aquilo que acreditam. A construção de um ambiente inclusivo propicia condições para que todos os envolvidos no processo educacional possam dirigir a atenção sobre si mesmos e escutar o outro [1].


REFERÊNCIAS
[1] CARNEIRO, R. U. C. Educação inclusiva na educação infantil. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 81-95, jan/jun 2012.


[2] HEHIR, T.; PASCUCCI, S.; PASCUCCI, C. Os benefícios da educação inclusiva para estudantes com e sem deficiência. Disponível em: < https://alana.org.br/wp-content/uploads/2017/08/educacao-inclusiva_pt.pdf>. Acesso em:







Nenhum comentário:

Postar um comentário