quinta-feira, 26 de maio de 2011

Computadores assustam professores

Uma pesquisa realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, com a empresa Oi Futuro, juntamente com Ibope revelam que o mundo virtual ainda é um território que causa muito medo em muitos professores. A pesquisa ouviu 5.505 docentes e constatou que cerca de 53% dos professores admitiu ter dificuldades em lidar com tecnologia na escola por várias razões. Entre 1.532 diretores de colégios entrevistados, a porcentagem também foi de 53%. O levantamento ouviu 25.145 alunos: 40% disseram ter problemas para usar a informática nas unidades de ensino.
Entre os professores, 35% disseram usar bastante a tecnologia em sua profissão, mas admitiram ter dificuldades em aproveitar seu potencial; 11% alegaram simplesmente não usar por falta de habilidade; outros 7% informaram não usar por outros motivos como falta de interesse ou acesso. Já entre os alunos, só 18% disseram usar muito a tecnologia, mas com dificuldades.
Durante muito tempo, houve uma relação de poder onde o professor era o detentor da informação. Era uma via de mão única. O que estamos notando agora é que os alunos estão um pouco à frente dos docentes, mais familiarizados com tecnologia. E os professores ainda não estão preparados para a aplicação pedagógica. Esse descompasso revela a necessidade de um processo de treinamento e acompanhamento dos profissionais.
Mais informações acesse o site: http://www.jornaldaciencia.org.br/

Um comentário:

  1. Com certeza! Impossível imaginar professores que não usem as novas tecnologias. Mesmo não gostando, é preciso envolver-se para poder trocar com os alunos. Precisamos nos interessar por coisas que os mesmos gostem. Isso é inevitável e fundamental.

    ResponderExcluir