terça-feira, 31 de maio de 2011

O segredo dos bons professores - parte quatro


A hora certa de elogiar
• O elogio só deve vir quando o aluno fizer mais do que lhe foi pedido. Os professores excelentes fazem uma distinção precisa entre o que o aluno aprendeu dentro das expectativas e quanto ele as superou. Se um aluno cumpre uma tarefa corriqueira, como manter sua carteira limpa, o professor pode dizer “obrigado por fazer o que eu pedi”, em vez de “excelente trabalho!”. A banalização do elogio tem um efeito destrutivo no longo prazo. O elogio por atitudes banais acaba minando a confiança do aluno de que ele possa fazer algo extraordinário

Um comentário:

  1. O elogio realmente é um grande incentivador. Acredito que todo elogio é valido e nunca terá um efeito destrutivo, principalmente se tratando de alunos pequenos, àqueles com que trabalho. Para os alunos, um elogio vindo do professor é motivo de orgulho e uma melhora, mesmo que momentânea!

    ResponderExcluir