domingo, 3 de junho de 2018

PESQUISA E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE


Aluna:LARISSA CRISTIE PINTO GARCIA
Orientadora: Eliz Marine Wiggers

PESQUISA E INTERVENÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL COMUNITÁRIA NOS CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE


            Segundo EIZERIK apud ZANELLA (2009), não é o lugar que irá definir a prática do profissional Psicólogo Social, todavia a priori, é a capacidade de refletir criticamente sobre teorias, métodos e práticas. E desta forma, portanto, avaliando os resultados e pensando acerca das necessidades do país que nos encontramos. Dentro da Psicologia Social há vertentes a serem trabalhadas, todavia onde se faça necessário, o estudo e intervenção em determinado grupo social. No Brasil, podemos chamar a Psicologia Social Comunitária no contexto da Educação de, Psicologia Escolar, Psicologia Educacional, Psicologia da Educação e Psicologia na Educação. Historicamente a ideia da infância vem sendo determinada socialmente pela organização social capitalista e definida pelos interesses da burguesia. Todavia, o desenvolvimento da criança passou a ser considerado algo natural e puramente individual. Portanto nessa perspectiva a escola vem negando-se, desta maneira a responsabilizar-se pelos fracassos e marginalização, apontando para a própria criança ou para o meio social, como os responsáveis por estes fenômenos sociais.

‘’        Afirmar que a criança é sujeito da ação pode causar certa estranheza numa sociedade que nega o papel social da infância. Isto fica mais explicito quando consideramos as diferentes formas de participação da criança em condições sociais distintas. As crianças pobres da cidade e da zona rural trabalham desde que tenham o desenvolvimento físico suficiente. [...] Por outro lado, as crianças dos diferentes estratos da classe média são consumidoras importantes, enquanto filhos consumidores, o que será sempre lembrado pela publicidade, pela indústria de brinquedos, discos e livros, pelas escolas particulares, etc. Como trabalhadora ou como consumidora, a criança participa ativamente enquanto ser social atuando mais ou menos de acordo com seu estágio de desenvolvimento físico’’ (MIRANDA,2004, P.131-132).

Cabe a Psicologia na área de Educação os desafios de Identificar distúrbios de personalidade, conduta ou aprendizagem, corrigir e prevenir a concepção histórica da infância como algo natural, e contribuir nos problemas do aluno ou na família, que por vezes é desorganizada e desestruturada, prejudicando desta forma o desenvolvimento da criança. Indo de encontro ao que pensa ZANELLA (2009), quando este afirma que a psicologia vem mais do que contribuir com a superação do fracasso escolar, vem para fazer a manutenção da ordem social vigente. A Psicologia tem como papel dentro da escola, portanto, a análise das situações educativas em sua complexidade, atentando para os aspectos políticos, históricos, econômicos e sociais. Atuando desta maneira, na reflexão e conscientização junto aos sujeitos sobre as reais dificuldades da sociedade a qual pertence, em um processo de comprometimento com a mudança, tendo suas ações voltadas para a cidadania.

Dentro do âmbito da Saúde, a Psicologia chegou tardiamente, pois esta historicamente teve como principal forma de trabalho a clínica tradicional. A estruturação de um novo campo do saber, é iniciada, quando a psicologia abandona a atuação, até então predominante, como o tradicional atendimento clinico semanal, em consultórios particulares, de difícil acesso econômico. Coube, um novo olhar por parte desta nova forma de se pensar psicologia, para o social dentro do processo de adoecimento. Pois tendo a história da saúde como base a vida cotidiana das pessoas e das comunidades, podemos considerar que, o modo como o sujeito adoece e morre, é revelador sobre como o sujeito vive, como afirma ZURBA (2011). Ainda sobre a prática do psicólogo na perspectiva da saúde coletiva, afirma ZURBA (2011), que este deve considerar os princípios do SUS (SISTEMA ÚNICO DE SAUDE), que são: universalidade, equidade e integridade. Devendo o profissional de psicologia, ter a capacidade de relacionar a prática clínica com o conhecimento do social, bem como focar na promoção em saúde mental, o viés das intervenções relacionadas ao campo.

‘’ Os novos campos demandam competências e habilidades cada vez mais plurais, atuações mais interdisciplinares e diversificadas por parte de cada um. [...] Os psicólogos são então convocados tanto para o trabalho clínico junto aos portadores de transtorno mental severos e persistentes, quanto para o desenvolvimento de atividades coletivas, apoio matricial junto a equipes de saúde da família, ações de mobilização de recursos comunitários, entre outras. Por, conseguinte, o psicólogo é convocado a apresentar competências e habilidades tanto da área clinica quando da psicologia social, demonstrando assim os riscos de uma formação que segmenta e antagoniza esses dois campos’’ (FERREIRA, NETO, 2011, p 49).

Podemos concluir com a verificação de que a psicologia tem uma contribuição importante a dar, tanto no auxílio a pedagogia, quanto na área da saúde. Neste primeiro campo na redefinição dos aspectos relativos a socialização da criança, problemas como indisciplina, violência, rivalidade, competição, descompromisso, individualismo, autoritarismo, que tanto estão presentes no cotidiano das escolas do Brasil. E neste segundo viés como suporte e apoio matricial as equipes de saúde, focando na promoção da saúde em equipes multidisciplinares. Em ambos, a Psicologia deve atentar aos problemas, que lhe são solicitados resoluções, pela comunidade. Deve ter em seu caráter pioneiro o esclarecimento e as reflexões que possam vir a clarear e promover mudança no contexto social.


REFERÊNCIAS
FERREIRA NETO, J.L. Psicologia e políticas públicas: Novas questões para a formação. IN: FERREIRA NETO, J.L. Psicologia, políticas públicas e o SUS. São Paulo: Escuta, 2011.

MIRANDA, M. G. O processo de socialização na escola: a evolução social da criança. In: LANE, Silvia. T. M; CODO Wanderley; (Orgs). Psicologia Social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense,2004.

ZANELLA, Andrea Vieira. Psicologia Social e Escola. In: STREY, Marlene Neves, et al. Psicologia Social Contemporânea. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

ZURBA, M.C. Contribuições da psicologia social para o psicólogo na saúde coletiva. Psicologia e Sociedade; 23(n. spe), 5-11,2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário