terça-feira, 5 de junho de 2018

Psicologia Hospitalar: História e definição



Curso: Psicologia - 10ª fase.
Aluna: Sara Helen Kolacki Kohler.
Professora: Grasiele Rosvadoski da Silva.
Matéria: Psicologia Hospitalar.
Trabalho: Resenha Unidade I – Estudo Dirigido.                    Data: 27/05/2018.

Psicologia Hospitalar: 
História e definição

Antes de falar de Psicologia Hospitalar, precisamos entender um pouco de Psicologia da Saúde, como é denominada e entendida. A Psicologia da Saúde surge na década de 70, com o objetivo de estudar a natureza e a extensão da contribuão dos psicólogos para a investigação básica e aplicada dos aspectos comportamentais nas doenças físicas e na manutenção da sde. Inicialmente entendia-se que a Psicologia da Sde destinava-se às doenças físicas e saúde do indivíduo, sendo contrária á Psicologia Clínica, que tinha como enfoque a saúde mental e doenças mentais.
Deste modo, a Psicologia da Saúde destacou-se como a área da Psicologia que estuda o comportamento humano no contexto da saúde e da doença, em busca de compreender o papel das variáveis psicológicas sobre o cuidado com a saúde. A atuação do profissional neste contexto pode ser centrada na promoção da saúde e prevenção de doença, nos serviços clínicos a indivíduos saudáveis ou doentes e em pesquisa de ensino. Na sua maioria atuando em hospitais, clínicas e departamentos acadêmicos de faculdades e universidades.
A primeira definição da Psicologia da Saúde diz que pode ser qualquer aplicação científica ou profissional de conceitos e métodos psicológicos a toda situação de saúde, não somente nos cuidados de sde, mas também na saúde educacional, saúde pública, planificação da sde, legislação, financiamento e entre outros. A Psicologia da Saúde é uma ramificação da Psicologia que se aproveita dos conhecimentos dos mais variados campos da Psicologia e de áreas correlatas, tendo como objetivo promover e proteger a saúde, prevenir e tratar enfermidades, identificar a etiologia e o diagstico relacionado à sde, doença e disfunções associadas, analisar e aprimorar o sistema de cuidados de saúde, além de aperfeiçoar as políticas públicas de saúde.
A psicologia Hospitalar desenvolve-se em busca de cada vez mais ampliar seus conhecimentos sicos da ciência psicológica e suas extensões na área da saúde, como o impacto do comportamento na sde e a influencia de fatores psicológicos nos estados de saúde e doença. Por este fato a Psicologia da Saúde reconhece que os seres humanos estão em constante mudança, consequentemente por fatores orgânicos, ambientais e psicossociais, enfatizando cada vez mais seu papel ativo no processo saúde-doença.
Compreende-se por Psicologia Hospitalar como um campo com conhecimentos e tratamento de aspectos psicológicos em torno do adoecimento. O fenômeno de adoecer ocorre quando um indivíduo, submerso em sua subjetividade se depara com o real’’ ou algo concreto, o qual pode ser denominado como doença. Por conseguinte, natureza patogica, presente em seu corpo, produz uma infinidade de aspectos psicológicos e reações comportamentais, as quais tornam-se a matéria-prima de reflexão com o paciente, familiares e acompanhantes, bem como a equipe de saúde. A Psicologia Hospitalar trata de doenças psíquicas e aspectos psicológicos reflexos de toda e qualquer doença.
Para uma melhor compreensão o surgimento desta especialidade no Brasil, é necessário falar das políticas de saúde, centradas no hospital desde a cada de 40, em um modelo que se volta para ações da sde via atenção secunria (modelo clínico ou assistencialista), deixando em segundo plano as ações ligadas à sde coletiva (modelo sanitarista). É neste momento que o hospital passa a ser o símbolo ximo de atenção em saúde, que por alguma forma consiste a hoje esta ideia.  Deste modo, o trabalho da Psicologia no campo da sde é denominado Psicologia Hospitalar e o Psicologia da Saúde. O psicólogo inserido no contexto hospitalar busca junto ao individuo em adoecimento tratar os aspectos biológicos em torno do momento em que esta vivendo.  Em conjunto com a equipe multidisciplinar, o psicólogo utiliza da escuta como instrumento para amparar o sofrimento deste sujeito. Enquanto a medicina visa curar a patologia, o psicólogo visa dar ressignificação a posição deste individuo humano frente à enfermidade. A psicologia hospitalar é uma especialidade, ou seja, o Psicólogo é graduado em Psicologia, e após sua formação como Psicólogo ele inicia uma especialização em Psicologia Hospitalar, de acordo com seus interesses. Dentro do contexto hospitalar é utilizada a Psicoterapia breve, esta prática não é exclusiva de hospital, mas é necessária, pois, há uma alta rotatividade de pacientes nesta instituição. Um aspecto característico e proeminente da Psicologia Hospitalar é de que o se estabelece uma meta ideal para o paciente alcançar, mas aciona um processo de elaboração simbólica do adoecimento.
Por fim, é importante destacar que o profissional inserido no contexto hospitalar, médico ou psicólogo possua uma habilidade para a compreensão do homem em sua totalidade, seu diálogo entre mente e corpo, sua condição biopsicossocial, política e espiritual. Deste modo está atuando com a verdadeira prática interdisciplinar: compreendendo as contribuições dos campos em geral científicos que viram lidar com o individuo em seu processo de prevenção e tratamento de doenças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário